Como posso organizar os registros de ligações? (com Planilhas Google) – parte 2

Dicas
Você pode ler este artigo em uns 10 minutos.

No último post, vimos como fazer uma tabela no Planilhas Google para organizar os registros de ligações.

Vamos ver agora como utilizar esta tabela para registrar as ligações que você realiza.

Inserir os números num piscar de olho!

Agora você vai ver por que é bom usar planilha eletrônica.

Primeiro, vamos abrir a planilha que criamos pela página do Planilhas Google.

Planilha salva no Planilhas

Clicando na parte destacada, vai abrir a planilha.

Na coluna A, debaixo do título “NÚMERO”, vamos digitar o primeiro número da sequência que você tem.

Agora, está vendo um quadrado azul no cantinho direito inferior na célula A2? Se não está aparecendo para você, clique em uma outra célula, depois clique de novo na A2.

Vamos levar o ponteiro do mouse em cima do quadrículo.

O cursor em forma de uma cruz

O ponteiro ficou igual à figura aqui, na forma de cruz?

Aí, do jeito que está o ponteiro, aperte e segure o dedo no botão esquerdo do mouse e vai puxando até A10 por aí. Depois, solte o dedo do botão.

Números em sequência preenchidos

Ficou assim? Maravilha!!! Muito melhor do que ficar escrevendo um por um.

Se você precisar de mais números em sequência, só levar o ponteiro no quadrículo e puxar até onde desejar!

Formatar células (data e hora)

Agora vamos para a próxima coluna “DATA”.

Aqui colocaremos a data que efetuamos a ligação. Vamos colocar uma data na B2.

Uma dica: use a tecla Tab para continuar colocando dados na mesma linha.

Se você colocar dados nas células da mesma coluna, melhor usar Enter.

Agora vamos supor que, depois de colocar a data, você pense assim: “Seria útil se marcasse o dia da semana…”.

Vamos criar mais uma coluna nesta tabela para colocar o dia da semana?

Até pode ser. Mas, tem um jeito mais fácil!

Primeiro, vamos selecionar a coluna B inteira.

Como fazemos isso?

clicar na letra B em cima da célula B1.

Selecionar uma coluna inteira

Viu? A coluna inteira ficou azul né?

Agora vamos ao item (1) “Formatar” na barra do menu, depois (2) “Número”, (3) “Mais formatos” e (4) “Mais formatos de data e hora” no final.

Mais formatos de data e hora

Se achar difícil, pode pular esta parte. É uma tarefa opcional, ok?

Mas, se seguir os passos, vai aparecer esta janelinha.

Formatos de data e hora personalizados

Pode ver vários formatos de data. Como estamos querendo um que mostra o dia da semana, vamos clicar em “terça-feira, 5 de agosto de 1930”.

Mas, vamos supor que você não queira o ano, e o dia da semana, não no começo, mas no final, etc…

Clicando na área logo debaixo do título “Formatos de data…”, você pode editar o formato do seu jeito preferido.

Por clicar em cada componente (Dia, Mês, Ano etc.), pode escolher outro formato para esses componentes. Também, pela setinha para baixo que fica ao lado esquerdo do botão “Aplicar”, você pode acrescentar mais componentes.

Eu mudei assim.

Ficou totalmente diferente…

Ao final, vamos clicar no botão “Aplicar”.

Formato personalizado aplicado

Mudou para o formato que criamos!

Então, vamos lá. Quando você digitar “1/8” em uma célula da coluna B, ao sair da célula, vai ficar automaticamente “01/ago., dom.”, ou seja, do jeito que escolhemos.

Se você quiser outro formato, só refazer o processo.

Formatar a aparência

Em fim, a última coluna “RESULTADO”.

Aqui, você pode colocar o que acha conveniente, tipo “ok”, “cx. p.” etc.

A planilha preenchida com dados

Assim, você pode ver quando fez a ligação para cada número e como foi o resultado.

… Mas, olhando a planilha, os dados estão meio desorganizados, não acha? Alguns estão para o lado esquerdo, outros para o direito…

Vamos centralizar os dados para ficar mais organizadinhos?

Você pode selecionar cada coluna por vez, mas desta vez, seria mais fácil selecionar a página inteira.

Selecionar uma página inteira

Clicando no cantinho onde está destacado, você pode selecionar a página inteira.

Do jeito que está, vamos procurar na barra de ferramentas “Alinhar na horizontal” (quando você colocar o ponteiro em cima dos ícones, mostra o nome da ferramenta).

Quando clicar, vai aparecer três opções, “Esquerda”, “Centro”, e “Direita”. Clicando na opção “Centro”, vai ficar do jeito como pode ver na figura.

Agora os dados ficaram todos no centro e ficou legal né! A aparência é importante para a gente poder trabalhar feliz!

O que faremos mais? Vamos destacar os títulos e os números para diferenciar dos dados?

Para isso, selecionaremos a coluna A e a linha 1. Você sabe que, clicando na letra A, pode escolher a coluna A toda.

Agora, com a tecla Ctrl pressionada, experimente clicar no número 1 da Linha 1.

Selecionar uma coluna e uma linha juntas

Ficou assim?

Agora, vamos procurar na barra de ferramentas a letra “B” e clicar nela. As letras ficaram em negrito (mais grosso)?

Se você quiser, em vez de usar a barra de ferramentas, pode usar o atalho Ctrl + B.

De mesma forma, você pode mudar a cor, o tamanho, o preenchimento etc. etc. do texto, conforme o seu gosto.

Ainda mais…

Já vimos bastante coisa. Mas, por enquanto já podemos ir utilizando esta planilha para registrar as ligações efetuadas.

Com o tempo, porém, pode surgir outras necessidades. Por exemplo, se for realizar segunda ligação para os mesmo números, como é que vamos fazer?

Uma ideia é utilizar as colunas D e E como fizemos nas colunas B e C.

Também seria muito útil congelar a linha do cabeçalho e a coluna dos números. Você pode fazer pela barra de menu“Ver”“Congelar”“1 linha (coluna)”.

O Planilhas Google tem muitas e muitas funções. Quem sabe, futuramente vou escrever mais tutoriais para trabalhar com este aplicativo tão versátil!

Comentários

Título e URL copiados